quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ladrilhos Hidráulicos


Oiii! Vocês já conhecem os ladrilhos hidráulicos e a beleza que essas peças têm? 

Segue um resuminho que encontrei a respeito deles:

"O ladrilho hidráulico teve origem nos antigos mozaicos bizantinos depois os muçulmanos aproveitaram a técnica para criar ladrilhos para suas obras de arquitetura. Os ladrilhos foram largamente aplicados na Europa como revestimento de paredes.


No Brasil, inicialmente, as peças foram todas importadas de Portugal, França e Bélgica. Somente no final do século XIX, um cônsul suíço ensinou os segredos da técnica de manufatura dos ladrilhos hidráulicos aos italianos residentes em São Paulo, surgindo as primeiras fábricas, sendo destinados apenas para revestimento de paredes e numa segunda etapa para pisos. A base para sua fabricação eram os lajotões de barro, sendo pintados à mão.

Os ladrilhos são fabricados obedecendo os métodos de 100 anos atrás, onde são colocados em uma forma de ferro, com moldes de latão. Nestes moldes são colocadas uma mistura composta por pó de mármore, cimento branco e óxido de ferro que determina as cores das peças. O conhecimento do artsão é fundamental pois a pressão sobre o molde é feita manualmente, determinando sua perfeição e igualdade. Este revestimento recebeu o nome de ladrilho hidráulico pelo fato de ser apenas molhado, sem processos de queima sendo faricado até hoje artesanalmente. " (http://ccoorr.blogspot.com.br)


Olhem só que técnica bacana!



Pois bem, agora que sabemos um pouco mais de onde veio seguem alguns modelos lindos que encontrei em uma de minhas pesquisas por imagens dos ladrilhos. Estou fazendo uma montagem com estas imagens pois mandarei imprimir um adesivo em vinil leitoso e depois aplicarei em um pedaço de vidro temperado. Essa peça decorativa se transformará em um mini painel que colocaremos em baixo da coifa. Em breve terei fotos para mostrar para vocês!










Estou super animada com os ladrilhos! Na cozinha não deu para colocar os de verdade (por isso faremos esta peça decorativa) mas na área de trás da casa, onde também fica a lavanderia, faremos futuramente um acabamento com usando os ladrilhos. Vi uns liiindos aqui em BH e TENHO que fazer lá em casa também! Vejam algumas inspirações para a aplicação dos ladrilhos hidráulicos:









E então meninas, curtiram os ladrilhos!?

Beeeijos












10 comentários:

  1. Muito legal, Joana! O vinil vai dar um efeito bem bacana. Às vezes pra decorar é legal procurar esses ladrilhos em cemitérios de azuleijos, pois lá vc consegue comprar pouca quantidade de modelos variados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana né Francine! Ainda nã ofui no cemitério de azulejos, mas com certeza passarei por lá e tenho certeza que ficarei louca com tanta opção! rsrsrs

      Excluir
  2. Oi Jô, eu acho muito mais bonito colocar em área externa, tipo a primeira foto que você mostrou. Dá uma alegria para o ambiente né?
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim! Adoooro ambientes com ladrilhos hidráulicos...

      Bjos

      Excluir
  3. Eu acho super lindo os ladrilhos! Um encanto mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Ficam lindos como detalhe! Deram muita vida aos ambientes acima =)
    Bom feriado!
    Beeeeijo

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6.9.12

    oi joana,
    Estou gostando do seu blog,mas mostra sua casa para gente vai...assim só aos pouquinhos é muito ruim.quero ver d um modo geral.sou de contagem.
    mil bjs Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Débora! Vou mostrar sim, masas oisas tem que ir acontecendo por lá também,rsrsrs...essa semana terei mais novidades, pode deixar :)

      bjs

      Excluir